Carta Aberta sobre a situação dos Professores

(na ótica de um aluno da Quinta do Conde)

Na visão de um aluno, existe a necessidade de uma reforma estrutural do sistema de ensino e a valorização da carreira de Professor.

Na visão de um aluno não faz sentido ver os meus professores deslocados das suas famílias e casas, ainda por cima com a loucura que estão os valores das rendas das casas/quartos (não faz sentido ter Professores do Porto, aqui na Quinta do Conde, Sesimbra e saber de Professores desta zona a irem para o Porto).

Na visão de um aluno não faz sentido os salários carecerem de uma premente atualização e manutenção dessa atualização, pois ser Professor não são só as horas que estão connosco, mas todas as horas de preparação das aulas, correção de trabalhos e testes (gostaria de relembrar que as férias estão limitadas àquele mês no verão).

Na visão de um aluno não faz sentido as escolas públicas estarem em condições degradantes (por vezes valorizamos as aulas de canoagem que tivemos por parecem realmente úteis nos dias de chuva, pois a escola parece o nosso mar de Sesimbra).

Na visão de um aluno não faz sentido que as matérias e métodos de ensino não tenham uma atualização, o sistema de exames ser retrógrado e o sistema de educação “obrigar” os alunos (pais) a pagar explicações.

Na visão de um aluno não faz sentido passarmos grande parte do tempo livre a estudar (para compensar deficiências do sistema de ensino) o que por vezes dá origem a distúrbios psicológicos e o não aproveitando desse tempo para projetos de voluntariado, desporto ou passar tempo com os amigos.

Na visão de um aluno não faz sentido sentir que a educação não é valorizada por ver gerações a lutar por uma Escola Secundária na Quinta do Conde, onde o próprio Governo reconhece que essa escola faz falta e não a construir.

Na visão de um aluno a educação é um pilar de uma sociedade mais informada, inclusiva e participativa e por isso merece o apoio e valorização por parte de Todos!

Um aluno

Embaixador da Educação

Deixe um comentário