Clube de Saúde – Saúde Feminina

O Clube de Saúde, é um Projeto da Associação Juvenil A Nossa Voz com o objetivo de divulgar e alterar para alguns problemas de saúde que afetam os jovens.

Este mês iremos falar de Menstruação e Autoexame da mama.

Menstruação

A menstruação também conhecida por período, é a perda de sangue que se deve à descamação do endométrio, ou seja, a camada superficial do útero e dura entre 2 e 7 dias, surgindo uma vez por mês, normalmente de 28 em 28 dias (número correspondente à duração média do ciclo menstrual, podendo variar entre 21 e 35 dias). O ciclo menstrual inicia-se no primeiro dia da menstruação e dura até ao primeiro dia da menstruação seguinte e está dividido em várias fases.

A primeira menstruação aparece normalmente entre os 12 e 15 anos, podendo surgir mais cedo.

Tenho o período e agora?

Primeiro deves manter-te calma, pois o aparecimento do período é um acontecimento normalíssimo da vida da mulher e significa que o corpo se está a desenvolver de forma saudável. Depois, deves partilhar esta situação com alguém da tua confiança para que te ajude, te explique o que está a acontecer e o que deves fazer.

A menstruação vem acompanhada de alguns sintomas, que podem ser físicos como cólicas, sensação de inchaço, dores de costas, cabeça e na zona do peito (que também tende a inchar), náuseas e desconforto geral. Para além de físicos podem ser psicológicos como irritabilidade, tristeza, alterações do sono e apetite. Muitos destes sintomas podem ser antecedentes ao aparecimento do período, e a isso chama-se TPM (tensão pré-menstrual).

Tudo isto se deve às alterações hormonais que acontecem nesta altura, sendo por isso normal.

Para que mantenhas a tua higiene íntima e estejas limpa, vais escolher uma modalidade de absorção como os pensos higiénicos ou tampões (atualmente já existem outros métodos, mas estes serão os mais básicos). Tanto os pensos como os tampões têm diferentes tamanhos e espessuras, que podes escolher de acordo com o teu fluxo.

É importante saber que as primeiras menstruações podem ser irregulares e por isso a duração do ciclo e da menstruação em si podem ir alterando (por vezes, até há meses em que o período não vem), logo não deve ser motivo de alarme.

Caso as irregularidades se mantenham, e os sintomas sejam muito fortes de maneira que atrapalhem o teu dia a dia, se sentires que algo não está certo ou se simplesmente quiseres ter uma consulta médica para perceber se está tudo bem, podes e deves consultar um médico no centro de saúde da tua localidade ou um médico ginecologista.

Autoexame da mama

As doenças associadas às glândulas mamárias são bastante frequentes, destaca-se dentro destas doenças o cancro da mama, que segundo o Serviço Nacional de Saúde, 1 em 8 mulheres ao longo da sua vida pode vir a ser vítima desta doença, principalmente em idades acima dos 50 anos.

Para a prevenção destas doenças, as mulheres devem ser ensinadas, desde cedo, a detetar sinais de alerta. Uma forma de prevenção é o autoexame mamário, que se divide em duas partes: observação e palpação

Em idades mais avançadas as mulheres devem, também, recorrer a exames.

É importante relembrar que tanto a palpação como a observação não substituem os exames de rastreio.

Como fazer o autoexame?

Este autoexame deve ser feito regularmente, sendo indicado fazer uma vez por mês. Em mulheres em idade fértil deve ser feito após a menstruação e em mulheres que já estão na menopausa, pode ser feito numa altura à sua escolha.

Primeiro procede-se à observação que consiste em posicionar-se em frente ao espelho, com as mãos na cintura e depois com os braços para cima, devendo observar se há alterações na simetria dos peitos, na cor, consistência e na posição dos mamilos. Deve-se ainda verificar se há repuxamento da pele.

Em segundo, deve-se proceder à palpação da zona mamária e das axilas.

Esta palpação deve ser feita com a ponta dos dedos ao longo de toda a mama, fazendo movimentos circulares no sentido dos ponteiros do relógio (é recomendado que se divida a mama em 6 secções a partir da parte de cima até ao mamilo).

Existem outros métodos para além do sentido dos ponteiros do relógio, como o das linhas verticais ou dos círculos concêntricos. O importante é que toda a zona seja palpada.

Em seguida as axilas devem também ser palpadas com movimentos circulares.

Caso sinta algum nódulo duro nestas zonas ou observe alterações na forma/consistência do peito, feridas, inversão recente dos mamilos ou ainda algum tipo de corrimento mamilar invulgar, deve dirigir-se ao seu médico de família ou a um médico especialista.

Atenção! Todos devemos fazer o autoexame da mama.

O IPDJ, I.P. pode ajudar-te

Serviços disponíveis

  • Saúde mental/psicológica;
  • Saúde sexual e reprodutiva;
  • Comportamentos aditivos;
  • Alimentação e atividade física.

Tel: 265 521 200

Email: mailsetubal@ipdj.pt

Deixe um comentário