O Clube de Saúde, é um Projeto da Associação Juvenil A Nossa Voz com o objetivo de divulgar e alterar para alguns problemas de saúde que afetam os jovens.
Este mês iremos falar da Diabetes.
O que é e as causas:
A diabetes é uma doença crónica, reconhecida pela elevada concentração de açúcar no sangue (elevados níveis de glicemia).
A subida destes níveis, está várias vezes relacionada com uma deficiência na produção de insulina, feita pelo pâncreas. Ou pode ser causada pela resistência do corpo à insulina produzida.
É uma doença que afeta grande parte da população e que pode ser mais incidente em pessoas que já sofrem de outras condições como hipertensão, obesidade, privação de sono.
Para além dessas condições existem outros fatores que podem contribuir para o aparecimento da diabetes como o histórico familiar, o género e idade (mulheres acima dos 45 tendem a sofrer mais da doença) e ainda hábitos como o tabagismo ou sedentarismo.
A diabetes está dividida em dois tipos.
Diferenças entre os dois tipos:
Tipo 1 – É o tipo menos frequente e afeta principalmente adolescentes e jovens adultos.
Distingue se pela destruição das células do pâncreas que produzem a insulina.
Tipo 2 – É o tipo mais frequente e afeta as pessoas adultas e idosas, sendo a principal característica a resistência à ação da insulina.
Sintomas:
Os sintomas em ambos os casos são similares, sendo os principais fadiga extrema, visão turva, muita sede, mais apetite, mas ao mesmo tempo perda de peso, vontade de urinar mais frequente e ainda náuseas.
Tratamento:
Apesar de ser uma doença crónica, ou seja, sem cura, a diabetes tem alguns tipos de tratamento para estar regulada. O diagnóstico é feito através de análises e consoante o tipo de diabetes, o tratamento pode ser diferente.
Tipo 1 – o tratamento é feito através da administração de insulina ao logo do dia e deve ser acompanhado de alimentação saudável e prática de exercício físico, para além da vigilância médica regular.
Tipo 2 – se for este o tipo diagnosticado o tratamento é feito a partir de medicação (antidiabéticos orais) e neste caso especialmente os hábitos saudáveis quanto à alimentação e exercício físico devem ser, sem dúvida, adotados, pois assim a medicação pode não fazer efeito.
Nova informação: A partir do próximo dia 1 de setembro, o Programa «Cuida-te +» do IPDJ, I.P. conta com duas novas valências apoiadas por profissionais do Centro de Medicina Desportiva de Lisboa (CMDL). Nutricionistas e médicos prestam atendimento gratuito em Nutrição ou Medicina, na área de intervenção da «Alimentação e Atividade Física e Desportiva». O atendimento prestado nestas valências será somente online.
Qualquer jovem entre os 12 aos 25 anos poderá aceder ao serviço bastando, para tal, que envie um e-mail para cuida-te@ipdj.pt indicando nome, idade e motivo genérico do pedido.